Cultura

-->
AÇÕES DE SALVAGUARDA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESTÃO SENDO REALIZADAS EM GENTIO DO OURO

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC e com o apoio da Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro, a Secretaria de Educação e Cultura está empreendendo diversas ações de salvaguarda e educação patrimonial no município de Gentio do Ouro.
Em outubro, 13, tiveram início as obras de restauração da Capela de São José, no Povoado de São José. O telhado do altar e da nave da capela já está sendo totalmente restaurado, preservando-se características originais com a manutenção de peças (madeiramento) ainda da época da construção da igreja. Os altares também serão recuperados num segunda etapa. Trata-se de um importante exemplar da arquitetura século XIX que se encontrava praticamente em ruínas.
Essa é a primeira de diversas ações que serão desenvolvidas no sentido de salvaguardar a memória, a história e a cultura gentiense.
Em 2011 a Secretaria de Cultura estará promovendo oficinas de Educação Patrimonial com o objetivo de orientar a população para a preservação do patrimônio material – arquitetura, paisagens, pinturas rupestres, etc. – e imaterial – manifestações religiosas, música, danças, etc.
A política da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) é promover o desenvolvimento da educação e da cultura. Para isso estão sendo assinados acordos e convênios, e parcerias estão sendo firmadas com o Governo do Estado e o Governo Federal através dos seus órgãos, autarquias e Fundações.
Próximo passo será o fortalecimento da Biblioteca Eremita Bento dos Santos.